administração
O presente trabalho apresentara a logística das empresas industriais e comerciais que estão inseridas na cadeia de suprimento alimentício, que vem experimentando mudança no seu processo logístico imposta pela estabilidade econômica das pessoas e a concorrência imposta pelo mercado estrangeiro.
A vantagem perante a entrada das empresas estrangeiras se da pelo ganho em novos produtos, produtos similares, alguns de boa qualidade outra nem tanto sendo assim se aumenta o mercado competitivo.
Essa competição de mercado fez com que as empresas pensassem em quais estratégias usar para melhorar sua competitividade, foi essa necessidade que fez a indústria e o comercio se aproximarem para elaborar o processo de logística para ser um diferencial competitivo e consequentemente tendo uma maior produtividade e maior lucro.
Outro fator muito importante para as empresa são os fornecedores que algum tempo atrás ganhavam o cliente pelo preço, agora já estão mudando, pois os clientes estão mais exigentes e querem saber a qualidade do material fornecido pelo fornecedor, pois o produto tem que ter qualidade para que o consumidor compre.
A cadeia de suprimento do setor de Alimentos e bebidas é composta por: Insumo, Produção, Comercio e Consumidores. Esses suprimentos vêm cada vez mais sofrendo inspeção para saber sua qualidade, outra mudança é a da tecnologia da informação que são realizadas para uma maior competitividade das empresas em relação à logística.
No entanto o processo logístico é uma ferramenta superimportante, pois ela interligada com a alta administração se torna assim uma ferramenta no diferencial competitivo em relação a seus concorrentes, pois tendo uma logística rápida e com qualidade no armazenamento e na entrega do produto, isso faz com que o cliente fique satisfeito com a empresa.
Entretanto foi realizada uma pesquisa com uma empresa norte americana onde utiliza o processo vanguarda que vem se destacando pelo nível de flexibilidade de seu sistema