Administração
Graduação em Administração de Empresas com Ênfase em TI
Gestão do Conhecimento II
Trabalho de Pesquisa
Leonardo Augusto RA: 1111015
São Paulo
2013
Quais são as características de uma organização que quer implantar processos de aprendizado?
“As organizações que terão sucesso no futuro serão aquelas que descobrirem como cultivar nas pessoas o comprometimento e capacidade de aprender em todos os níveis da organização.”
Arthur Diniz
Com essa frase podemos dissertar por horas a fio. Contudo irei me concentrar no continente latino americano. Um artigo do segundo semestre de
1998, publicado por HSM Management entrevista Peter Senge. Segundo
Senge, por questões e fatos históricos o Brasil e outros países latinos americanos passaram por um período afastado dos mercados internacionais. E com abertura econômica e as fases avançadas da globalização. Os executivos brasileiros compreenderam que há a necessidade de aprendizagem acelerada para acompanhar os ritmos dos mercados emergentes e avançados.
Entenderam que se faz necessário desmontar velhos padrões mentais, alterar modelos mentais antiquados, o excesso de paternalismo e estruturas altamente hierárquicas. Ele alerta que as estruturas antigas de funcionários que batem o ponto, não estimulam seus raciocínios, não se engajam foram do local de trabalho estão correndo risco de competitividade e padecerem nas dinâmicas atuais. E estimular pessoas a desenvolverem ou despertar suas inteligências é parte de um processo de fortalecimento da organização que aprende. E para se atingir um nível inteligente é preciso ter consciência e iniciativa para angariar sucesso com disciplinas que fazem parte deste processo visionário e sistêmico de ser. Algumas características são fundamentais como:
Capacidade de absorção, envolver todos os colaboradores em pró de um objetivo; capacidade de diálogo reflexivos com todos os departamentos e envolvidos em todos os processos