Administração
Ferramentas básicas da qualidade
A qualidade dentro da organização é orientada a partir da conscientização da necessidade de melhoria, aliados aos conhecimentos de métodos e técnicas, que permitam a uma organização aumentar a produtividade, eliminando o desperdício, permitindo a empresa a reduzir os custos e adequar o resultado final as necessidades dos clientes.
A qualidade não pode estar separada das ferramentas estatísticas e lógicas básicas usadas no controle, melhoria e planejamento da qualidade. Estas ferramentas foram largamente difundidas, porque elas fazem com que as pessoas envolvidas no controle de qualidade vejam através de seus dados, compreendam a razão dos problemas, e determinem soluções para eliminá-los.
As Ferramentas Básicas da Qualidade são utilizadas para a resolução de problemas com vistas à otimização dos processos operacionais da empresa. O reconhecimento deste princípio levou muitas empresas de sucesso a dominar o mercado de produto e serviço nos últimos anos.
As principais Ferramentas Básicas da Qualidade são:
1. Diagrama de Pareto
2. Diagrama de Causa-e-Efeito
3. Lista de Verificação
4. Histograma
5. Diagrama de Dispersão
6. Gráfico Linear
7. Gráfico de Controle ou Carta de Controle
8. Fluxograma
PDCA
Os modelos são padrões criados, a partir de algum critério restritivo, para representar ou desenvolver algum processo ou atividade. São representações simbólicas com um propósito claro, mas que, ao construí-lo, se reconhece, ao mesmo tempo, que há uma limitação.
Como o PDCA não é restritivo, mas uma idéia ampla sob o qual métodos específicos podem ser criados, então ele não se enquadra na definição de modelo.
Já a técnica é uma ferramenta para a consecução de um propósito parcial e temporário que faz parte de um caminho para um objetivo mais amplo. A técnica se refere à prática