Administração
Um tributo ao Mestre do Controle da Qualidade Total Kaoru Ishikawa
Marcos Bueno*
Introdução: O Pensamento de Ishikawa
Para o guru da qualidade japonesa Kaoru Ishikawa (apud CARAVANTES, 1997)“a qualidade é uma revolução da própria filosofia administrativa, exigindo uma mudança de mentalidade de todos os integrantes da organização, principalmente da alta cúpula”.
A evolução histórica da administração com suas teorias que marcaram décadas de gerenciamento tem sido apresentada por diversos olhares ou perspectivas.O olhar da administração, pelo da psicossociologia e pela perspectiva da qualidade, a evolução do movimento da qualidade vem buscando caracterizar ou enfatizar o lado humano da qualidade na visão de Moller (1999).
As contribuições teóricas dos chamados gurus (Deming, Juran, Crosby, Feigenbaum e Ishikawa) da qualidade quanto as teorias administrativas do século XX e seus antecedentes históricos deixaram um legado muito importante para o movimento da qualidade total.
Ao apresentar as metodologias da qualidade, foi organizado de forma a apresentar ao leitor uma visão de síntese no que tange a qualidade total. Desta forma, será apresentado a seguinte ordem: evolução histórica mundial e no Brasil, conceituação, princípios, o papel do ser humano no programa de Qualidade e finalmente alguns fatores que podem levar ao sucesso a implantação de um programa de Qualidade.
Qualidade tem sua existência desde que o mundo é mundo. Ao longo da história, o homem procurou o que mais se adequasse a suas necessidades, fossem de ordem material, intelectual, espiritual ou social. A relação cliente-fornecedor tão propalada nos dias atuais, na verdade sempre existiu no seio familiar, entre amigos, nas organizações de trabalho, escola e na sociedade em geral.
Vive-se hoje o cenário da busca incessante da Qualidade Total em todos os tipos de organização, seja de produtos, seja na de serviços, como fator