Administração
MEDEIROS, João Bosco. Português instrumental, 8º edição. São Paulo: Atlas, 2009. p. 28-34
Alunos: Álvaro Acauã Evânia Paes Andresa Gueiros Caio César Waneska Mirelly
O texto refere-se aos elementos principais para a produção de texto onde se construa dentro do mesmo uma comunicação eficaz, satisfatória e compreensível para os seus leitores. Dizemos que dentro do texto deve existir um nível de informações de acordo com o nível de entendimento de quem vai ler o mesmo. Coloca-se que não se deve fugir das intenções comunicativas, com o objetivo de mostrar ao leitor maneiras de se ver o fato exposto no texto apresentado. O texto precisa respeitar princípios lógicos elementares como unidade, coerência e coesão, as suas ocorrências não podem se contra dizer, devem ser compatíveis com as suas informações, entre si, e com o fato em que se referem.
Outros elementos importantes para a produção de um texto são basicamente chamados de: Saber partilhado, esse por sua vez, na construção de um texto é a informação mais antiga que já é de conhecimento dos interlocutores ou de conhecimento popular. Um outro, seria que um texto deve-se sempre ser expandido, sendo consideradas novas informações, que é denominado como Informação nova. Afirma-se dizer que, para se produzir um texto deve existir sempre algo novo para expor, contrapor ou ainda acrescentar mais, parafraseando o autor incrementando o que já foi dito. Ainda para a completa construção de um texto eficiente deve-se seguir um tema no qual sua perspectiva foi elaborada, seguindo suas referências sobre o assunto.
Por fim, faz-se o resumo que depende da elaboração do produtor do texto, que deve ter capacidade redacional, saber analisar resumidamente todo conteúdo anterior a este; e da compreensão e formação cultural do leitor. Assim, todos os elementos textuais terão um entendimento claro, completo, uno, que será atrativo para