Administração
Paulo M. Dias, Gregorio Varvakis
Para que possamos atuar em uma organização buscando a melhoria dos processos, com o objetivo final de melhor atender nossos clientes, é preciso conhecer a empresa, como é estruturada e como estão definidas as responsabilidades de cada área.
Existem várias formas de se visualizar uma empresa, uma delas é a visão sistêmica. Assim como o corpo humano com cada um dos órgãos realizando uma função específica, a empresa também pode ser vista como um sistema composto de vários elementos que em conjunto devem realizar um objetivo comum.
O sistema administrativo é composto de várias funções administrativas das quais podemos destacar quatro funções principais:
•
Função produção
•
Função financeira
•
Função marketing
•
Função recursos humanos
A estrutura de cada uma destas funções deve ser planejada para que a organização funcione de forma eficiente e atenda as necessidades dos usuários/clientes dos serviços.
P
R
O
C
E
S
S
O
S
F
U
N
Ç
Ã
O
P
P
R
R
O
O
D
D
U
U
Ç
Ç
Ã
Ã
O
O
F
U
N
Ç
Ã
O
REQUISITOS E
EXPECTATIVAS
DO CLIENTE
F
U
N
Ç
Ã
O
F
F
I
I
N
N
A
A
N
N
C
C
E
E
I
I
R
R
A
A
F
U
N
Ç
Ã
O
CLIENTE
F
U
N
Ç
Ã
O
M
M
A
A
R
R
K
K
E
E
T
T
I
I
N
N
G
G
F
U
N
Ç
Ã
O
R
FR
UE
NE
C
ÇC
U
ÃU
R
OR
S
S
O
O
S
S
H
H
U
U
M
M
A
A
N
N
O
O
S
S
F
U
N
Ç
Ã
O
PRODUTO
(BEM OU
SERVIÇO)
Conforme verificamos anteriormente, o cliente espera soluções de valor para seus problemas (suas necessidades). Nenhuma das quatro funções pode isoladamente atender às necessidades do cliente, devendo haver a sinergia entre todas as funções no sentido de satisfazer estas exigências.
Existem outras "funções" que, dependendo do tipo de empresa, podem se enquadrar nestas quatro funções ou ser desmembradas em funções mais específicas. A área de logística, por