Administração
O Brasil é um país onde o índice de empreendedores é muito grande. As pessoas, muitas vezes, abrem um negócio próprio apenas com a expectativa de lucrar. Muitas vezes não há planejamento e nem capacitação para administrar as funções necessárias para que sua empresa permaneça no mercado. Foi comprovado que 88% dos pequenos empresários não pensam em inovação.
Um dos grandes desafios do empreendedorismo no Brasil é a busca por Inovação. A participação brasileira no lançamento de produtos de tecnologia inovadora, por exemplo, é muito pequena. Para o novo empreendedor brasileiro ter sucesso, acima de tudo ele deve sempre investir em inovação, conhecimentos mais abrangentes, e quando houver falhas gerenciais, procurar onde estão e tentar resolver, como por exemplo, a escolha do local inadequado pode levar ao desconhecimento do mercado e a conjuntura econômica.
Um dos principais erros do empreendedor iniciante no Brasil é também minimizar a importância do planejamento para que sua empresa seja bem sucedida no mercado. Existem vários cursos que prepara o empreendedor antes de abrir o seu negócio. Não bastam apenas técnicas de gestão, é fundamental que tenha atitude, liderança, comportamento protagonista, para que se venha ter sucesso à frente deste empreendimento.
Vemos também que o SEBRAE atua de forma muito importante para o empreendedorismo no Brasil, uma oportunidade para as pessoas abrirem sua empresa com êxito. A atuação do SEBRAE no trabalho de consultoria, por exemplo, ajuda os futuros empresários nas diversas questões como abertura de empresa, formação de preço de venda, administração financeiras, recursos humanos.
É preciso criatividade e inovação para obter o sucesso e estar sempre à frente da concorrência, assim ser um empreendedor de