administração
A TGS afirma que as propriedades dos sistemas não podem ser descritas significativamente em termos de seus elementos separados. A compreensão dos sistemas somente ocorre quando estudamos os sistemas globalmente, envolvendo todas as interdependências de suas partes.
Críticas
A Teoria Geral de Sistemas é a menos criticada, talvez pelo fato de que ainda não houve tempo para sua análise mais aprofundada, uma vez que as obras mais importantes dessa teoria são recentes, e também pelo fato de que a perspectiva sistêmica parece concordar com a preocupação estrutural-funcionalista típica das ciências sociais dos países capitalistas de hoje.
Todavia, uma apreciação crítica da TGS conduziu o autor aos aspectos que seguem:
1. Confronto entre teorias de sistema aberto e sistema fechado
2. Características básicas da análise sistêmica
3. Caráter integrativo e abstrato da teoria de sistemas
4. O efeito sinérgico das organizações como sistemas abertos
5. O homem funcional
6. Uma nova abordagem organizacional
Em uma apreciação crítica da Teoria de Sistemas, verifica-se que essa abordagem trouxe uma fantástica ampliação na visão dos problemas organizacionais em contraposição à antiga abordagem do sistema fechado. Se caráter integrativo e abstrato e a possibilidade de compreensão dos efeitos sinérgicos da organização são realmente surpreendentes. A visão do homem funcional dentro das organizações é a decorrência principal sobre a concepção da natureza humana. Apesar de enorme impulso, a Teoria de Sistemas ainda carece de melhor sistematização e detalhamento, pois sua aplicação prática é ainda incipiente.
A Teoria da Matemática
A Teoria Matemática aplicada aos problemas administrativos é mais conhecida como Pesquisa Operacional.
A Teoria Matemática põe ênfase no processo decisório e procura tratá-lo de modo lógico, através de uma abordagem quantitativa determinística.
A Teoria Matemática surgiu com a concepção da Pesquisa