administração
A CIÊNCIA
VIII - A CIÊNCIA
1 – DEFINIÇÃO
- Scientia (latim) → “Conhecimento”. Em grego, epistéme.
- Investigação racional ou estudo da natureza, direcionado à descoberta da verdade, tal investigação é normalmente metódica. É o conhecimento ou um sistema de conhecimentos que abarca verdades gerais especialmente obtidas e testadas através do “método científico”. A ciência é dependente da lógica, ou lógicas.
2 – MÉTODO CIENTÍFICO
- A ciência, diferentemente dos outros tipos de saber, funda-se num conhecimento metodológico, isto é, se utiliza de um “Método”. O método mais utilizado pelas ciências é o “Método Experimental”, porém existem muitos outros.
- O Método Experimental é composto por quatro etapas: observação, hipótese, experimentação (testes) e generalização (teoria ou lei).
3 – OBJETIVOS DA CIÊNCIA
- Objetivo geral: conhecer a natureza para controlá-la. Tanto a natureza exterior ao homem quanto a natureza interior (subjetividade).
1
- Objetivos específicos: a ciência tem como propósito subjacente produzir modelos úteis à sociedade como um todo. A ciência é uma “ferramenta” útil à sociedade humana.
4 – A DIVISÃO DA CIÊNCIA
- A Ciência abrange diversas áreas, classificadas em duas grandes dimensões que se opõem entre si:
a) As Ciências Formais: estudam os sistemas formais, são construídas a partir de símbolos e regras. Nunca se apreende ou se prova nada de empírico unicamente através do estudo das Ciências Formais. Ex: a Lógica, a Matemática, a Estatística, a Linguística, a Ciência da Computação, a
Teoria da Informação e outras. As Ciências Formais se contrapõem às
Ciências Empíricas (ou factuais): estão voltadas ao estudo dos fatos e fenômenos naturais em si, incluindo o homem em sua integridade.
Encontrarem-se facilmente apoiadas na observação e na experimentação.
As Ciências Empíricas se dividem em duas classificações: as