Administração
2- Como símbolo, ele realiza tarefas cerimoniais e personifica os sucessos e os fracassos da organização. Como líder, ele é responsável por suas ações e pelas ações dos seus subordinados. Assim, o sucesso ou o fracasso dos subordinados é a medida direta de seu próprio fracasso ou sucesso.
3- Por que a realização dessas funções caracteriza o trabalho do administrador, independentemente do nível hierárquico em que se situe e do tipo de organização em que atue. As funções são: planejar, organizar, dirigir e controlar.
4- Dois fatores são: tecnologia e concorrência. A tendência ao uso de novas tecnologias resulta em uma eficiência cada vez maior, uma precisão mais avançada e na liberação da atividade humana para tarefas mais complexas, que estimulem a criatividade e o conhecimento. A concorrência faz com que as empresas trabalhem na melhoria da qualidade, no aperfeiçoamento da tecnologia, no lançamento de novos produtos e no desenvolvimento de um maior esforço de vendas.
5- Sim, as empresas buscam as melhores estratégias para alcançar a maximização dos ganhos. Para os administradores institucionais, o que se preza é o lucro. Entretanto, existem outras responsabilidades, como por exemplo a social, que tem como missão gerar empregos.
6- Sim, pois deve haver uma conformidade entre os planos. Se não estiverem juntos, não haverá uma ação organizada.
7- Os profissionais com habilidade técnica são capazes de utilizar procedimentos, métodos e conhecimentos de um campo de especialização. Os que possuem habilidades humanas são caracterizados pela aptidão para o relacionamento interpessoal. A habilidade conceitual é necessária ao presidente ou proprietário da empresa. É essa habilidade que mantêm a visão da organização como um todo, influenciando diretamente no direcionamento e na administração da