Jovem, ansioso para ver Alá
Trabalho de sociologia
Entendendo os textos através de Weber.
Texto: Jovem, solteiro e ansioso para ver Alá
Primeiramente analisaremos o texto “Jovem, solteiro e ansioso para ver Alá”, o título já é deveras elucidativo, e discorre sobre, na atualidade, jovens pertencentes a uma determinada religião e ou ideologia que se sacrificam em prol de valores adotados por estas.
A partir desse viés pelo qual entendemos o texto torna-se evidente como relacioná-lo com as teorias de Weber. Max Weber defendia que os atos por nós efetuados eram ações sociais. Na teoria de Weber não existe oposição entre indivíduo e sociedade, e, portanto, as ações são produtos de valores, tradições, racionalidades ou emotividades; e cada indivíduo age perante a reação dos outros, ou seja, as atitudes que o indivíduo toma são frutos e ou influências de concepções da sociedade.
Retomando o texto em questão, ele fundamenta-se na análise do guerreiro suicida islâmico e discorre sobre suas características e seus motivos, porém não cabe a nós fazer uma axiologia da atitude dos indivíduos em questão, mas sim entendermos que, como teorizou Weber, o jovem atua perante valores estabelecidos pela sociedade em que vive, suas escolhas são frutos de tradições e estimas que a sociedade a qual ele pertence adota.
Portanto torna-se evidente a relação entre a teoria de Weber e os fatos apresentados, pois o indivíduo, como vimos no exemplo dado pelo texto, realmente age de acordo com a teoria weberiana, pois sua atitude será positivamente valorizada pelos líderes do movimento e sociedade a qual pertence o indivíduo, logo ele deseja veementemente escolher o suicídio por que será reconhecido quase como um mártir, um herói de seu povo, fomentando provavelmente a teoria weberiana em questão, pelo menos no que concerne a ação social, trazendo um exemplo concreto para fundamentar-se e, portanto, qualquer estudo ou crítica que tecer-se-ia aos indivíduos em questão nada mais seriam do