Administração
Microsoft está diretamente relacionado com a dedicação de Gates à inovação e ao trabalho pesado.
Bill Gates tem fama de ser um patrão exigente, que incentiva a criatividade e reconhece as realizações dos seus funcionários. Ele exige que eles sejam muito bem informados, tenham raciocínio lógico, saibam se expressar e tenham ótimos cérebros. Os funcionários freqüentemente passam muitas horas integrantes em equipes. As que desenvolvem e comercializam programas de linguagem precisam apresentar suas idéias nas chamadas “reuniões do Bill”, onde Gates costuma interromper as apresentações aos berros, questionando fatos e declarações. Ele é reconhecido por lançar criticas e desafios aos membros da equipe e espera que as respostas sejam muito boas.
Bill coordena e participa de pequena unidade dedicada, às áreas funcionais, como programação e marketing, mas delega autoridade para os gerentes em seus respectivos departamentos. Cada parte da companhia é independente, mas ele é a cola que mantém todas juntas.
Suas metas e planos gerais de negócios para a Microsoft, conhecidos como a Microsoft Vision, são declaradas e comunicadas de forma clara e efetiva para todos os funcionários. Sua visão e longo prazo –
“Information at Your Fingertips” levara pelo menos mais uma década para concretizar-se. Gates acredita que toda informação que o publico possa desejar deve estar disponível. Ele conta que o atual sucesso da companhia é resultado há anos e nas quais se manteve firme.
Bill Gates também quer controlar o mercado de software da World Wide Web Internet. No entanto, tem sofrido acusações de tentativa de monopólio do mercado e tem enfrentado problemas legais com o
Departamento de