Analises de sistemas
As listas são amplamente utilizadas em programação para implementar filas de espera. Em uma fila de tipo FIFO os elementos vão sendo colocados na fila e retirados (ou processados) por ordem de chegada. A idéia fundamental da fila é que só podemos inserir um novo elemento no final da fila e só podemos retirar o elemento do início.
É uma lista linear em que todas as inserções de novos elements são realizadas numa extremidade da lista e todas as remoções são feitas na outra extremidade.
Uma fila é uma estrutura do tipo FIFO (“First In First Out”).
Elementos novos são inseridos no lado In (fim da fila) e a retirada ocorre no lado Out (frente ou começo da fila).
Exemplo: Num sistema operacional, os processos prontos para entrar em execução (aguardando apenas a disponibilidade da CPU) são geralmente mantidos numa fila. Existe um tipo de fila em que as retiradas de elementos da fila depende de um valor chamado prioridade de cada elemento. O elemento de maior prioridade entre todos os elementos da fila é o próximo a ser retirado. Tal fila recebe o nome de fila de prioridade.
Siang Wun
Uma fila é simplesmente uma linha de espera que cresce somando elementos ao seu final e que diminui tomando elementos de sua frente.
Em uma extremidade os nós são somente adicionados, e na outra os nós são somente removidos.
As filas são frequentemente usadas em simulações, uma vez que existe uma teoria das filas bem desenvolvida e matematicamente sofisticada na qual vários cenários são analisados e modelos que usam filas são construídos.
Exemplos: clientes em filas de espera, peças em filas de montagem, conteiners em portos, sistemas de trânsito de grandes cidades, dentre