Administração
O marketing de relacionamentos possibilita o conhecimento de todos que estão envolvidos em um processo produtivo, assim sendo desde a concorrência passando pelos fornecedores e empregados até chegar aos clientes finais a fim de integrar o cliente ao processo e alcançar vantagens competitivas de custo e valor.
Segundo McKenna (1999), as empresas adquirem experiência para investir no seu desenvolvimento promovendo “encontros” com os clientes, com os concorrentes e parceiros fornecedores de tecnologia, nos quais obtém informações através de monitoramento constante, analise dos feedbacks e avaliação de suas capacidades internas. Com base nesta citação pode se afirmar que o marketing de relacionamento faz com que a empresa traga o cliente para dentro de seu empreendimento, informando os conhecimentos adquiridos e comunicando diretamente com o mesmo. Este tipo de abordagem gera um envolvimento entre colaboradores e clientes, fidelizando os mesmo a um determinado tempo ( longo prazo ). O cliente e que traz resultados para a empresa é a aquele que alem de consumir retorna trazendo assim novos clientes, pois a empresa hoje tem que estar preparada para sobressair aos seus concorrentes.
A interação entre consumidor e colaborador é essencial para um bom atendimento o consumidor torna cada vez mais fiel ao colaborador, assim consegue atender todas as necessidades e desejos de seus clientes buscando priorizar ao maximo e trazer o cliente sempre para perto de seu empreendimento.
O marketing voltado para o valor tem o cliente como foco principal do negócio. Isso significa que os profissionais de marketing devem reconhecer que as trocas com os clientes são a vida das organizações. As empresas devem compreender seus clientes, saber o que eles pensam e o que sentem.
Porém centram-se não só nos clientes, mas, mais especificamente, nas maneiras de criar valor para eles. Em muitos casos, os profissionais de marketing constroem relacionamentos de