Administração
RESUMO
Este artigo tem como objetivo demonstrar como o e-commerce e as mídias sociais se tornaram uma grande oportunidade de negócio para as organizações, demonstrando o crescimento do número de e-consumidores, definindo as categorias de comércio eletrônico e analisando as vantagens e desvantagens de atuação neste mercado.
O E-commerce é reconhecido como um importante fator na busca da competitividade, devido ao constante crescimento de usuários na internet nos últimos anos. Neste sentido o presente artigo foi desenvolvido com o objetivo de demonstrar o processo relacional entre o comércio eletrônico e as mídias sociais e como estes temas são trabalhados pela área de Marketing.
Palavras-Chaves: E-commerce, Mídias Sociais, Internet, Consumidor, Marketing.
Com a evolução tecnológica, a globalização, inovações de comunicação e as mudanças no cotidiano e no comportamento humano houve diversas alterações na maneira de consumir. Um dos maiores agentes de transformações é a internet e devido a ela que possibilitou um novo método de comercialização chamado e-commerce.
Através desse método que facilitou as organizações alcançar mercados que antes estariam impossibilitados devido à distância entre a empresa física e o consumidor final.
A internet possibilitou a criação de uma nova forma de mídia: A Mídia Social. Nascendo através do conteúdo disponibilizado pelas pessoas nas redes sociais virtuais. Possibilitou ainda uma nova forma de comunicação entre os indivíduos de diversas classes e localidades que, sem o advento dessa ferramenta, não conseguiriam se comunicar, também proporcionou o diálogo entre as pessoas, na forma de consumidores, e as empresas. A internet é quem norteia a velocidade em que a informação se propaga, informação essa que é ainda mais veloz nas mídias sociais, o que faz com que os profissionais de marketing fiquem desatualizados de forma muito