administração
A palavra Cibernética vem do grego kybernytiky. Etimologicamente, a palavra parece ter sua origem no século VI a.C., quando a mitologia grega conta que Teseu fez uma viagem para Creta conduzido por dois pilotos de barco pelo mar. Para glorificar o feito, Teseu instituiu uma festa aos “cibernéticos”, os pilotos do mar. Assim, a palavra Cibernética significa originalmente a arte de governar navios, isto é, dirigi-los por meio da comunicação e do controle.
Origens da Cibernética
O movimento foi iniciado por Norbert Wiener em 1943 para esclarecer as chamadas “áreas brancas no mapa da ciência”. Ele foi um matemático americano considerado o fundador da Cibernética. Ela começou como uma ciência interdisciplinar de conexão entre as ciências. E como uma ciência diretiva: a kybernernytikys das ciências. A ideia era juntar e não separar. A única maneira de explorar essas áreas brancas é reunir uma equipe de cientistas de diferentes especialidades e criar uma ciência capaz de orientar o desenvolvimento de todas as demais ciências.
A Cibernética levou inovações na Engenharia, na Física, na Medicina, ciências as quais exigiram maior conexão entre novos domínios e o intercâmbio de descobertas nas áreas brancas das ciências.
Os estudos sobre informação e comunicação começaram com o livro de Russell e Whitehead em 1910, e com os trabalhos de Alfred Korzybski sobre semântica geral surgiu o interesse pelo significado de comunicação. Mas foi com a abertura dos documentos secretos sobre a Primeira Guerra Mundial que se percebeu que a falta de comunicação entre as partes conflitantes, fora a causa