Administração
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO
ISAAC JUNIOR SANTOS DE OLIVEIRA
CUSTOS E DESPESAS
Juazeiro-Ba
2010
isaac junior santos de oliveira
CUSTOS E DESPESAS
Trabalho apresentado ao Curso de administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Contabilidade de Custos.
Orientador: Profª Joenice L. Diniz.
Juazeiro-Ba
2010
INTRODUÇÃO
Os sistemas de custeios podem ter sido originados na necessidade do homem em contar e identificar as suas necessidades de sobrevivência, no Século XVIII já havia grande preocupação de como nomear os gastos relacionados a produção, mas foi o advento da revolução industrial e o domínio dos métodos de produção em série que possibilitou o surgimento das técnicas de custeios que são usadas em várias empresas até os dias de hoje. Identificar e classificar os custos ja era uma atividade de tamanha importância que foi criada uma terminologia própria para possibilitar que empresas podessem usar, quando na disposição desses gastos, nomeclaturas pertinentes que facilitassem a comunicação interna e externa das empresas. Para a avaliação dos resultados das companhias é necessário conhecer os conceitos utilizados, por tanto, será exposto nessa atividade à terminologia aplicada à análise e medição dos recursos da empresa.
DESENVOLVIMENTO.
Gasto é todo dispêndio financeiro, toda compra de um produto ou serviço que gera para empresa uma obrigação com terceiros, todo sacrifício que uma entidade arca para aquisição de um bem ou serviço, entre alguns exemplos de gastos, podemos citar a aquisição de máquinas, equipamentos, veículos, móveis, ferramentas, etc. Um gasto pode se transformar num investimento que, sucessivamente, se torna um custo ou uma despesa.
Custo é um bem ou serviço que se utiliza na produção de outro bem