Engenharia de produçao
-As principais criticas à teoria clássica são:
1. Abordagem simplificada da organização formal.
Organização em termos lógicos, formais, rígidos e abstratos, sem considerar o seu conteúdo psicológico e social. Estabelecem-se esquemas lógicos e preestabelecidos, segundo os quais as organizações devem ser construídas e aos quais todas devem obedecer.
ABORDAGEM SIMPLIFICADA DA ORGANIZAÇÃO FORMAL
A abordagem simplificada da organização formal pode ser ilustrada com as seguintes proposições típicas dos autores clássicos:
1.‘‘Organização com elevada divisão do trabalho serão mais eficientes do que aquelas com baixa divisão de trabalho.
2.Organizações com linha de autoridade rigidamente especifica serão mais eficientes do que aquelas com linhas de autoridade menos rigidamente especificas.
3.Organizações com uma amplitude de controle que permita supervisão fechada serão maias eficientes do que organizações nas quais a amplitude de controle impeça a supervisão fechada.
4.Organizações que recompensam seus membros somente com sistemas baseados no resultado do desempenho serão mais eficientes do que do que as organizações que adotam sistemas de recompensas baseados em outros critérios.
5.Organizações que recompensam os membros na menos unidade de tempo serão mais eficientes do que organizações que recompensam membros em um período amplo de tempo”.
A Organização é concebida apenas em termos lógicos, formais, rígidos e abstratos, sem considerar o seu conteúdo psicológico e social com a devida importância.
Esquema lógico e preestabelecido, segundo os quais todas as Organizações devem ser construídas e as quais todas devem obedecer.
2. Ausência de Trabalhos Experimentais.
Seu conteúdo é empírico e concreto, baseado na experiência direta e no pragmatismo. Utilizaram a palavra “Princípio” como sinônimo de Lei.
3. Extremo Racionalismo na Concepção da
Administração.
O racionalismo