Administração
Daniel de Souza Brandão
Ser humano, cultura e sociedade
Precisamos de história, da experiência das gerações passadas, da capacidade de nos educar mutuamente.
Definição de cultura "um conjunto complexo que inclui os conhecimentos, as crenças, a arte, a lei, a moral, os costumes e todas as outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade".(Taylor,1871) Ser humano, cultura e sociedade
Socialização
forma de educação, mas vai para além dela. A cultura tem uma influência tão profunda em nossa forma de encarar o mundo, que pensamos durante a maior parte do tempo, que tudo é muito “natural”.
Ser humano, cultura e sociedade
Ao nascer um indivíduo da espécie homo sapiens sapiens, somos dotados de potencialidades inatas como linguagem, inteligência, postura bípede entre outras coisas. Nenhuma dessas características se desenvolve “naturalmente”. Precisamos dos estímulos do meio para que cada uma delas seja utilizada, desenvolvida e lapidada. Ser humano, cultura e sociedade
A influência do Meio para a vida humana:socialização e o aprendizado das atitudes sociais
Exemplos:
“crianças selvagens” ou “meninos lobo”.
Auto flagelação dos muçulmanos
a cultura e os processos de socialização modelam nossa forma de perceber o mundo e agir em cada situação.
Relação indivíduo e sociedade
O ser humano é produto do meio, ou produto de sua própria natureza?
Nosso comportamento é resultado da combinação entre a influência de nossa cultura, nossas capacidades inatas e a história de vida pessoal.
Relação indivíduo e sociedade
Da perspectiva antropológica: nossa herança genética é importante, e deve ser considerada como um fator que pode facilitar ou impedir certos comportamentos. Sem as condições sociais as potencialidades não são desenvolvidas.
A influência da natureza sobre a cultura
Para os que defendem que a cultura é um mero reflexo das