Administração
Francielly Holosbach Marçal, Ingrid Braga Justo, Karine dos Santos Leite, Marcela da Rocha Souza.
RESUMO
O OBJETIVO DESTE ESTUDO É MOSTRAR QUE A CULTURA ORGANIZACIONAL PODE SER UM FATOR DE DIFERENCIAÇÃO CULTURAL. O TEMA CULTURA ORGANIZACIONAL VEM DESPERTANDO UM GRANDE INTERESSE ENTRE OS PESQUISADORES; ATUALMENTE, TRATA-SE DE UM CAMPO DE ESTUDOS JÁ CONSOLIDADO, TENDO CRIADO SUAS PRÓPRIAS VIAS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO E DESENVOLVIDO UMA LITERATURA EXTREMAMENTE VANTAJOSA. COM BASE EM PESQUISAS E ENTREVISTAS, FOI FEITO O ESTUDO DE CASO NA EMPRESA CACHAÇARIA TABOA ONDE O ESTABELECIMENTO NÃO SE PREOCUPOU APENAS EM TER SUCESSO PROFISSIONALMENTE, MAS SIM FAZENDO O QUE GOSTA. APÓS A CONVERSA COM A PROPRIETÁRIA FOI RELATADA A HISTÓRIA DA EMPRESA E A CULTURA QUE A MESMA APRESENTA.
Palavras-Chave: Cultura Organizacional, História, Cachaçaria Taboa.
1. Introdução
Cada organização tem uma vida própria, que inclui formalidade nas regras, formas de comunicação, estilos gerenciais, formas de tratamento dos funcionários, benefícios, etc. A forma de olhar a empresa e enxergar nela uma cultura é uma nova forma de pensar em uma organização e de compreender como as coisas funcionam dentro dela.
O que pode se considerar cultura organizacional? Na literatura especializada encontrou-se diversos autores que tratam do tema. A definição mais completa e adotada pela maioria dos pesquisadores atuais, em função de sua completude é a de Schein, na qual "cultura organizacional é o modelo dos pressupostos básicos que um dado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprendizagem, para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna. Uma vez que estes pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados como a maneira certa de se perceber, pensar, e sentir em relação àqueles problemas" (apud Freitas, 1991).
Este