Administração
1.0 INTRODUÇÃO Visando contribuir para a compreensão da gestão e planejamento de tributos, fornecendo subsídios para aprimorar as práticas de gestão empresarial e financeira, atribuindo sempre que preciso informações teóricas e praticas sobre a forma de funcionamento de um sistema tributário, essa monografia foi desenvolvida para dar esses respaldos quando necessários. O planejamento tributário é um dos principais pontos de partida para o desenvolvimento das funções gerenciais, sendo um importante processo de reflexão que precede a ação de tomada de decisão. A habilidade do gestor em utilizar-se da Contabilidade como ferramenta de gestão e suporte ao planejamento, contribui para o sucesso da empresa. Portanto, torna-se imperativo que as empresas adotem um sistema de economia legal, que proporcione uma ação pró-ativa que permita a diminuição da carga tributária, o que pode ser alcançado através da elaboração de um planejamento tributário bem estruturado.
1. PROBLEMA Qual a importância do planejamento tributário nas micro e pequenas empresas? Como as organizações não suportam as pressões normais de seus concorrentes de grande porte, acabam encerrando suas atividades e com isso, tomando decisões equivocadas como: financiamentos para aquisição de equipamentos e capital de giro, juros altos e outros, tendo grande peso na administração das Micro e Pequenas Empresas. Assim, o empresário acaba por definir o planejamento tributário de sua empresa, de maneira equivocada, na medida em que ele tende a valorizar a lucratividade no tempo presente, em detrimento dos objetivos de longo prazo, especialmente os relacionados à sustentabilidade do negócio, passa-se a não perceber os erros ou falhas na sua tomada de decisão.
2. HIPÓTESE
Segundo Rampazzo (2004, p.36), "hipótese é a suposição de uma causa ou de uma lei destinada a explicar provisoriamente um fenômeno, até que os fatos