Administração
1. Quais as grandes mudanças que sofreu o Direito Comercial com a entrada em vigor do atual Código Civil Brasileiro. Justifique sua resposta com um texto de no mínimo 20 linhas (3,0 pontos).
Mudanças do Direto Comercial
Com a vigência do Novo Código Civil Brasileiro que entrou em vigor em janeiro de 2003, consolidou a transformações do diretor comercial em Empresarial, extinguiu a teoria de atos de comercio e consolidou como figura central o empresário, com a influência do sistema vigente na Itália e na Suíça.
Hoje a terminologia utilizada na classificação de sociedades é Simples e Empresaria, para exercícios do ato simples e ato de empresa, os modelos societários mais utilizados são Sociedade Limitada e Sociedade anônima.
Sociedade limitada é quando uma os mais pessoas se juntam para criar uma empresa, que por sua vez será dívida por cotas, o que indica que responsabilidade pelos pagamentos e obrigações da empresa, é limitada a participação dos sócios.
Sociedades simples são sociedade que exploram a atividade de prestação de serviço, é organizada por no mínimo duas pessoas.
O Objetivo da mudança da legislação, era unir temas do direto privado a respeito do código comercial brasileiro, no campo da sociedade comercial, para uma nova visão do Código Civil, com esse objetivo criou-se o livro II “do direito de Empresas, aos qual rege as normas básicas do novo direito empresarial, regulamentando o exercício das empresas.
As mudanças não tiveram um grande impacto na sociedade comercial, já que a doutrina, a jurisprudência e algumas leis esparsas adotavam anteriormente a Teoria da Empresa antes de entrar em vigor o Código Civil atual, a qual ficou 27 anos em transição no Congresso. Fontes: http://jus.com.br/revista/texto/2899/a-teoria-da-empresa-o-novo-direito-comercial...
2. Assinale a alternativa correta em relação à sociedade limitada (3,0 pontos):
a)