Administração
ATPS
De
Teoria
Da
Administração
Prof.ª Celia Correia
Alunos
Introdução Este ATPS tem como objetivo esclarecer as teorias da administração através de vários autores.
Ele vem introduzir o pensamento administrativo que objetiva um estudo introdutório da evolução das Teorias da Administração e das características mais marcantes de cada uma, tendo como base a Teoria Clássica, uma vez que essa serviu de fundamento a todos os pensamentos posteriores. Este trabalho vem esclarecer e aprimorar o nosso conhecimento sobre a teoria da administração e vendo a importância do mesmo para o entendimento das organizações e para construção do pensamento administrativo atual.
O que fizeram surgir as seguintes teorias:
Teoria clássica da administração características:
A Teoria Clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Partia da organização e da estrutura como um todo, para garantir a eficiência de todas as partes envolvidas, fossem elas departamentos, seções ou pessoas como executores de tarefas e ocupantes de cargos.
A análise das tarefas de cada indivíduo cedeu lugar a uma visão global e universal da organização. A qual partia da estruturação de toda organização e chegava finalmente ao indivíduo
Era considerada que o importante para aperfeiçoar os sistemas de trabalho, elaborando os sistemas mais elaborados e eficientes e racionais possíveis,
A teoria clássica se caracteriza pelo seu enfoque eminentemente prescritivo e normativo: como o administrador deve se conduzir em todas as situações por intermédio do processo administrativo e quais princípios gerais devem seguir para obter a máxima eficiência.
Principais características: adoção de princípios gerais de administração como receituário para o