Introduçao a sociologia
DIA-> Duo, dois, duplo
LÉKTICOS (Vem de logos)-> Aptidão ao discurso.
DIALÉTICA-> Discursando, falando, ultrapassando duas ideias, a discussão de duas teses contrárias e em conflito ou oposição.
*(FAZER O DESENHO DO PALHAÇO, APRESENTAR O ESPIRAL E A MOEDA, DIZENDO QUE TODOS REPRESENTAM A DIALÉTICA, E COMEÇAR A APRESENTAÇÃO.)*
A Dialética é encarada pra alguns pensadores de maneiras diferentes, por exemplo:
Para Platão, a Dialética é sinônima de Filosofia, a técnica de perguntar e responder, de duvidar, criticar, questionar, opor-se, desmentir, rebater o que foi perguntado e respondido a fim de chegar-se um consenso. Segundo a filosofia Platônica essa é a única maneira de se chegar ao verdadeiro conhecimento, sair do mundo sensível e chegar ao mundo de ideias. Dialogar para chegar a um conceito que também deve ser analisado, examinado, contraposto, etc., a fim de se buscar INFINITAMENTE A VERDADE. Platão considerava a dialética como um espiral, ou seja, um movimento circular que não se fecha, pois cada movimento final se torna o início de outro, de caráter mais avançado. *(ISSO É REPRESENTADO PELO ESPIRAL)*
Mas, há também o outro lado da moeda, por exemplo:* (APRESENTANDO A MOEDA E FAZENDO UMA BRINCADEIRA)*
Para Aristóteles, a Dialética é inadequada ao pensamento, pois trata-se de meras opiniões prováveis, não oferecendo qualquer garantia de que tenhamos SUPERADO o conflito e alcançado a excência verdadeira da coisa investigada.
Assim como Aristóteles, o filósofo Sócrates, considerado o patrono da Filosofia, rebelou-se contra os sofistas, dizendo que não eram filósofos, pois não tinham amor pela sabedoria nem respeito pela verdade, defendendo qualquer ideia, se isso fosse vantajoso. Corrompiam o espírito dos jovens, pois faziam o erro e a mentira valer tanto quanto a verdade.
Contudo, essas são apenas algumas das ideias Dialéticas, a Dialética só alcançou reais proporções nos dias atuais, com as ideias de Hegel e Marx, por exemplo.