Administração
Todos os negócios são influenciados por fatores externos. Podemos citar a concorrência, a atuação governamental e o comportamento do consumidor como de fundamental importância. Deve-se focalizar importância na identificação destas possíveis influências e descrever de modo cuidado a natureza e importância referindo o impacto destas no negócio. Em geral a empresa precisa identificar as forças macroambientais (demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, legais, sociais e culturais) que afetam sua capacidade de obter lucro. A empresa deve estar preparada para rastrear tendências e desenvolvimentos importantes. Para cada tendência ou desenvolvimento, a administração precisa identificar as oportunidades e ameaças associadas.
A análise PEST tem por objetivo o estudo e a avaliação das variáveis do ambiente externo onde a empresa funciona ou funcionará, dividida em quatro grandes dimensões:
* Política; * Economia; * Sociocultural; * Tecnológica.
O “P” do PEST (Fatores Políticos)
Para definir a estratégia da empresa é preciso ter conhecimento dos aspectos políticos e legais do ambiente onde ela atuará. Para tal, pontos como: estrutura e política de cobrança dos impostos e taxas, leis do trabalho, estabilidade política, regulamentações ambientais, eficiência e eficácia do sistema jurídico, restrições tarifárias ao comércio exterior, incentivos fiscais, níveis de corrupção, marcos regulatórios, entre outros, devem ser analisados.
O “E” do PEST (Fatores Econômicos)
A estabilidade econômica é um ponto fundamental para que se possam desenvolver cenários e estratégias realistas e exequíveis. Alguns pontos a observar são: a estabilidade econômica, o crescimento econômico, as taxas de juros e a oferta de capital, as taxas de inflação, as taxas de câmbios com as principais moedas, entre outros.
Nesta análise cabe notar que não só os números estáticos são importantes, mas também as tendências,