Administração
Por Rafael Bitencourt
BRASÍLIA – O Brasil fechou 2011 com capacidade instalada de geração de energia elétrica de 117,134 mil megawatts (MW), segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). De acordo com a agência, este potencial de geração é proveniente de 2.608 usinas hidrelétricas, termelétricas, eólicas, nucleares e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).
A capacidade de geração das hidrelétricas é predominante. Essas usinas respondem por 66,91% do total da capacidade do país, seguidas pelas termelétricas, com 26,67%, e pelas PCHs, com 3,3%. Compõem ainda a matriz 1,71% de potência de usinas nucleares, 1,22% de eólicas e 0,18% das centrais geradoras.
O relatório também apresenta os empreendimentos que entraram em operação comercial ao longo de 2011 e geraram potência de 4,2 mil MW. Deste total, 1,1 mil MW são de hidrelétricas, 432 MW de PCHs, 498 MW de eólicas e 2,1 mil MW de termelétricas, divididas entre as movidas a combustível fóssil (1,2 mil MW) e a biomassa (919 MW).
(Rafael Bitencourt | Valor)
Fonte: WWW.valor.com.br/brasil/2538136
Comentário:
Apesar do avanço na infra-estruturar do país, ainda existe no Brasil muitos lugares aonde a energia elétrica não chegou, principalmente nas regiões Norte e Nordeste.
O Brasil exporta muitos megawatts ( MW ) de energia para o estrangeiro , enquanto o seu território precisa deste produto para consumir.
Vimos que antes de exportar um produto, primeiro o país deverá abastecer o seu mercado interno, vendendo para fora o que não for ser utilizado. Porém, na realidade acontece totalmente ao inverso desta política de comércio.
Com o projeto nacional luz para todos,e Brasil sem miséria, vamos ver se este cenário mude futuramente.
Aluno: Aldení Inácio Pereira.
Curso: Técnico em Logística.
Módulo :