Administração
Este trabalho consiste na aplicação da metodologia de elaboração, desenvolvimento e avaliação de projetos do PMBOK – Project Management Body of Knowledge – ao projeto de internacionalização de empresas industriais. A partir do conhecimento e experiência dos autores na área de negócios internacionais, foi possível compor um roteiro completo do que seria o esforço de inserir empresas atuantes no mercado doméstico brasileiro na competição por mercados globais.
Após uma breve introdução ao universo teórico-metodológico da Administração de Projetos, o artigo apresenta cada uma das etapas do projeto de internacionalização, de acordo com a metodologia PMBOK.
Conceitos da administração do projeto
A administração de um projeto é o processo de tomar decisões que envolvem o uso de recursos, para realizar atividades temporárias, com o objetivo de fornecer um resultado. O resultado pode ser um produto físico, conceito ou evento, ou, em geral, uma combinação desses três elementos.
Conhecer e aplicar os princípios e as técnicas da administração de projetos são habilidades importantes para todas as pessoas que se envolvem com projetos - gerentes ou não. Muitos tipos de profissionais, que não ocupam cargos de chefia, envolvem-se regularmente com a arte de administrar projetos. Professores, pesquisadores, engenheiros, técnicos e estudantes trabalham com atividades finitas, devem preparar planos e orçamentos, fazem parte de equipes, participam de processos de tomada de decisão e de formulação de políticas e supervisionam pessoas para realizar objetivos dentro de restrições de prazo e custo. Mesmo sem ter responsabilidade direta pelo objetivo, qualquer pessoa, como eles, pode e deve usar a administração de projetos em qualquer atividade finita que precise realizar.
A Disciplina da Administração de Projetos
Como muitas artes, a administração de projetos sistematizou suas práticas, convertendo-se em uma disciplina – um corpo organizado de conhecimentos. Nos anos