Administração
A redundância é importante porque ela encoraja o diálogo e a comunicação constantes. Isso ajuda a criar uma “base cognitiva comum” entre os empregados e conseqüentemente facilita a transferência de conhecimento tácito. Uma vez que os membros da organização compartilhem informações sobrepostas, eles podem sentir o que os outros estão tentando articular. A redundância também espalha os novos conhecimentos explícitos através da organização, de modo a que possa ser internalizado pelos empregados.
2 - Existem algumas barreiras para a criação do conhecimento. Quais são elas.
Encontramos diversas barreiras para criação do conhecimento: Tanto individuais quanto organizacionais.
A criação do conhecimento no nível individual envolve a capacidade de lidar com novas situações, eventos, informações e contextos. As barreiras que podem surgir nesse processo são pelo menos duas: baixa capacidade de acomodação e ameaça à auto-imagem.
3 - Cite 4 Barreiras organizacionais para a criação do conhecimento?
Nas organizações enfrentam-se quatro grandes barreiras à criação do conhecimento:
São elas:
Necessidade de linguagem legítima
Histórias organizacionais
Procedimentos
Paradigma da empresa
4 - De acordo com as tele-aulas, o que você entende por modelo SECI?
De acordo com Nonaka & Takeuchi (1997), a organização deve ser capaz de captar, armazenar e transmitir o novo conhecimento organizacional criado a partir da transformação do conhecimento tácito (pessoal e informal) em conhecimento explicito (formal e sistemático). Cria conhecimento por meio das interações entre o conhecimento explicito e o tácito, estas interações são denominadas “conversão do conhecimento”. Este processo de criação do conhecimento organizacional e denominado de SECI –