Administração
ELTON MURILO CANDIDO
TEORIAS ADMINISTRATIVAS
Trabalho apresentado ao curso de administração de empresas da Universidade da região de Joinville – UNIVILLE – como requisito parcial para obtenção de nota bimestral.
Joinville – SC
2011
SUMÁRIO
1. TEORIA CIENTÍFICA - TAYLOR 4
2. TEORIA CLÁSSICA - FAYOL 5
INTRODUÇÃO
Entenderemos um pouco melhor sobre as teorias Científica e Clássica. Com uma breve e objetiva explanação dos dois pontos, tanto de Taylor quanto de Fayol.
1. TEORIA CIENTÍFICA - TAYLOR
Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro estadunidense Frederick Winslow Taylor (1856-1915), que é considerado o pai da administração científica. Taylor era um homem de grande força de vontade, e que nada podia quebrar-lhe a vontade e ele era muito independente.Não via dificuldades em nada,e sempre encontrava uma forma de resolver os problemas de forma rápida e eficaz.Aumentando muito os índices de lucros nas empresas onde trabalhava.Sempre foi muito criativo a fins de criar novos modos de trabalho.
Taylor possuía uma extraordinária capacidade de ação.Se encontrava algum obstáculo,nunca pensava em desistir,fugir ou rodear o obstáculo.Passava antes dele ou levava de roldão.Com esse propósito,seguiu durante toda a sua vida a linha de maior resistência. Os princípios da Administração Científica Taylor pretendiam definir princípios científicos para a administração das empresas. Tinha por objetivo resolver os problemas que resultam das relações entre os operários, como conseqüência modificam-se as relações humanas dentro da empresa, o bom operário não discute as ordens, nem as instruções, faz o que lhe mandam fazer.
Os quatro princípios fundamentais da administração Científica são: 1. Princípio do planejamento 2. Princípio da preparação dos trabalhadores 3. Princípio do controle 4. Princípio da execução O Princípio do Planejamento Consiste em substituir o critério