Administração e organização
Série de dois capítulos em que damos algumas diretrizes e conselhos na hora de começar um empreendimento.
Por Eugenia Bahit
Publicado em: 09/1/06
Valorize este artigo:
1 voto
Ao iniciar um novo empreendimento, tudo pode parecer simples. A parte organizacional e administrativa parece algo obsoleto e desnecessário. Porém, se pensarmos no futuro, não haverá formas de fazer com que nosso empreendimento dê frutos se não se pensa em políticas de administração e organização inteligentes.
Neste artigo, tentarei explicar e propor possíveis soluções destinadas aos profissionais freelance da informática, baseadas em minha própria experiência e, porque nega-lo, nos cursos que tive que fazer para resolver o grande vazio organizacional com o qual me encontrei no melhor momento econômico daquele empreendimento unilateral que com o tempo, se converteu em uma pequena empresa.
1. Como organizar nosso empreendimento?
A base de todo empreendimento deve ser a organização. Organizar-se não é fácil e leva tempo. Mas sem esta organização, será impossível obter resultados ótimos. O pilar desta organização, é a elaboração de um plano de negócios.
O plano de negócios está intrinsecamente relacionado com a antecipação da tomada de decisões e a forma de realizar nosso projeto empreendedor. Basicamente consiste em fixar objetivos e estabelecer a forma de alcançá-los.
Muitas vezes, embora acreditamos ter muito claro o que é o que queremos e como consegui-lo, não é suficiente se não documentamos (estabelecer por escrito) aquilo que temos em mente.
1.1) Organização do Plano de Negócios
O objetivo do plano de negócios deverá ser estabelecer o caminho mais viável e a melhor forma de alcançar nossa meta. A forma de elabora-lo, pode ser organizada da seguinte forma:
Estabelecer um nome que identifique o empreendimento
Mercado o qual vai competir
Perfil de consumidor ou consumidores aos quais aponta (este