Administração resumão
Ênfase na tecnologia
Nesta fase administrar é lidar com a tecnologia.
Os adventos da automação, computação, mecanização e atualmente a robotização modificaram a estrutura e o funcionamento das empresas.
Os principais estudiosos desta fase foram Joan Woodward e o Instituto Tavistock ambos de origem inglesa.
Joan Woodward desenvolveu um estudo em aproximadamente 100 empresas para medir o quanto a tecnologia impactava na estrutura e funcionamento da produção.
Ela observou que quanto mais tecnologia uma empresa utilizava maior era sua produção, havia continuidade (lotes), previsibilidade dos resultados e certeza absoluta quanto à seqüência das operações.
De acordo com os estudos do Instituto Tavistock a empresa é um sistema sociotécnico.
Onde o Subsistema social (pessoas, valores, habilidades e conhecimento), o subsistema tecnológico (equipamentos, instalações, tecnologia, processos e tarefas) e o subsistema administrativo (nível estratégico, nível tático e nível operacional) interagem e são intimamente interdependentes.
Ênfase no ambiente
Nesta fase o ambiente externo e as suas demandas são consideradas importantes para o estudo da estrutura e do comportamento da organização.
Teoria dos Sistemas – a empresa é um sistema aberto que interage com o ambiente externo a todo o momento.
Através da entrada de insumos, processamento, saídas e feedback o sistema se comunica com variáveis externas como fornecedores, distribuidores, consumidores, concorrentes. Todas essas variáveis podem produzir mudanças dentro da organização.
Teoria da Contingência é caracterizada pela relatividade. Como a empresa recebe fortes influências do ambiente onde está inserida e das tecnologias de produção não existe uma forma certa de administrar, estruturar e organizar a empresa e seus processos.
As condições externas podem ser consideradas oportunidades ou imprevistos ou restrições e ameaças que influenciam na tomada de decisão, na