Resumão Teoria Neoclássica da Administração
Essa teoria é fundamental, pois dá inicio a administração prática focada em resultados e visando a empresa como um todo. Aumenta-se a atenção ao colaborador e percebe-se que seu estado psicológico tem relação direta com os seus resultados. Nota-se também que a empresa necessita de maior organização, pois assim terá um lucro maior, então cria-se a departamentalização, ou seja, divide-se a empresa em setores.
São criados os conceitos de organograma, fluxograma e logística.
Hoje em dia as técnicas administrativas usadas são bem próximas das técnicas citadas nessa teoria.
As Funções do Administrador
O administrador é dotado de três habilidades: técnica, humana e conceitual.
Habilidade técnica para Chiavenato “É a habilidade de fazer coisas concretas e práticas, como desenhar um projeto, compor um cronograma, elaborar um programa de produção, entre outras.” Ou seja, é ter o domínio e conhecimento em funções como números, programação de computador, todo trabalho de processo material e físico.
Habilidades humanas, esta relacionado ao trabalho com pessoas, aplicando uma liderança eficaz, motivando-a, trabalhar em equipe, ter uma boa comunicação entre todos, compreendo as suas necessidades.
Habilidade Conceitual, é quando o administrador sabe direcionar a missão do negócio, tendo uma visão geral da empresa, sabendo quais seus valores e objetivos, tendo idéias, traçando metas, planejando, pensar sempre a frente.
Ser um bom administrador não requer só habilidades,mas também conhecimento, perspectivas e atitude.
Conhecimento este que deve ser utilizado em favor da empresa,para efetivar negócios e valorizar a organização e que deve ser reciclado sempre.Por isso ,estar sempre lendo e atualizando-se é fundamental.Perspectivas para transformar o conhecimento em pratica e solucionar problemas,atitude para resolve-los.
Eficiência e Eficácia
A eficiência é a capacidade do administrador de conseguir seus objetivos,