administração: regime de capitalização
O conceito do regime de capitalização composta se resume no chamado “juros sobre juros” ou seja, os juros que ocorrerão em um período serão apurados normalmente, porém no próximo período ocorrerão juros sobre esses. Esse tipo de capitalização cresce de forma geométrica e o momento em que os juros são acrescidos é chamado de período de capitalização. Se a apuração de juros for mensal ele deve ter uma base de cálculo para assim o valor ser apurado a cada mês.
Essa é a forma mais simples de calcular os problemas no dia-a-dia, os juros de cada período serão calculados através do valor principal, para que dessa forma seja apurada as operações seguintes.
No regime de capitalização simples os juros são apurados através do valor principal, sem sofrer alterações entre os períodos, seria esse o valor inicial (PV) ou o valor presente. Como esse tipo de apuração cresce de forma linear, não importa se os juros são pagos por partes ou no período final, pois não ocorrem alterações.
A diferença entre esses dois regimes esta na forma como utiliza-los, devemos escolher de acordo com nossa forma de lucro, país onde vivemos e de acordo com a inflação, por exemplo: Um país com índice de inflação baixo seria vantajoso para uma empresa que utilizasse a capitalização simples, pois como os juros não mudam de acordo com o período, não seria espantoso um aumento muito grande. Já em países de inflação alta, a melhor opção seria a capitalização composta, pois os juros seriam pagos por parte.
Vendo desse ponto de vista os regimes de capitalização simples e compostos são a melhor forma de se calcular na matemática financeira, muito utilizado por empresas, e apuradas de formas eficientes de acordo com cada tipo de lucro da empresa.
http://matematicafinanceira.webnode.com.br/capitaliza%C3%A7%C3%A3o%20composta/