Casos de sucesso
Título: A transformação do valor do dinheiro no tempo, os regimes de capitalização e análise do mais adequado para captação de recursos e aplicações a favor da empresa.
Disciplina: Matemática Financeira
Introdução
Seguindo o principio de que a transformação do dinheiro no tempo se dá a partir dos juros, pretende-se apresentar pontos positivos e negativos dos regimes de capitalização no dia-a-dia das empresas na aplicação e na captação de recursos, e analisar qual o regime de capitalização mais adequado à aplicação e captação de recursos em uma organização.
O tempo é um fator diretamente proporcional ao valor do dinheiro, quanto maior o período, maiores serão as influências dos agentes externos ou ainda do macro-ambiente em relação ao poder da moeda específica.
Podemos dizer que um valor de R$ 15 mil hoje vale mais que receber a mesma quantia daqui a 1 ano e os responsáveis por esta diferença chama-se juros, que fazem com que uma determinada quantia, hoje, seja equivalente a outra no futuro.
A Matemática Financeira, portanto, está diretamente ligada ao valor do dinheiro no tempo, que por sua vez está ligado à existência da taxa de juros.
Trata dos cálculos que nos permite manipular valores financeiros ao longo do tempo, com objetivo de fazer comparações consistentes entre diferentes alternativas de investimentos.
É a ferramenta utilizada para agir, investir e obter lucros de maneira mais acertada e coerente. Nos dá a possibilidade de avaliar qual regime é o mais coerente em determinada situação, onde poderão ser obtidos mais lucros e a possibilidade de trabalhar em um ambiente de sinergia financeira.
A definição exata pelo regime simples ou composto e a correta escolha de aplicação de ambos nas aplicações financeiras, é o que definirá uma empresa de sucesso.
Justificativa
Este trabalho tem como objetivo mostrar a diferença dos regimes de capitalização, apontando suas principais