1324
Neste trabalho veremos como funciona a reprodução, crescimento e desenvolvimento dos animais, e as principais funções vitais dos vertebrados.
REPRODUÇÃO DOS ANIMAIS
Se você tem um animal de estimação ou já observou os animais em uma fazenda, deve ter percebido que na época da reprodução eles ficam bem diferentes, não é mesmo? Isso ocorre porque eles têm alterações no organismo que favorecem a procriação e o desenvolvimento dos filhotes.
Cada classe de animais tem características reprodutivas diferentes e neste especial vamos conhecer quais são as características dos vertebrados, ou seja, animais que possuem coluna vertebral.
Em primeiro lugar, vamos falar dos mamíferos, animais que crescem dentro da barriga de suas mães e mamam quando pequenos.
Nós, seres humanos, estamos no grupo dos mamíferos e a diferença entre nós e os outros mamíferos é, principalmente, o fato de termos raciocínio, ou seja, pensamos de forma lógica e organizada e também desenvolvemos uma linguagem articulada. Neste grupo, os sexos são separados, ou seja, existem machos e fêmeas, a reprodução ocorre com acasalamento e a fecundação é interna. O desenvolvimento do embrião ocorre no interior do corpo da mãe, sendo que o tempo de gestação varia muito para cada espécie. Para conhecer o tempo de gestação dos mamíferos.
O grupo das aves tem como características principais a presença de asas, penas e bico, mas não possuem dentes. Quanto à reprodução, os sexos são separados, a fecundação é interna, mas diferente dos mamíferos porque há postura de ovos, e, portanto o desenvolvimento do embrião ocorre fora do corpo materno. Esses ovos são chocados pelas fêmeas e no interior do ovo, são encontradas estruturas específicas que garantem o fornecimento de alimento e oxigênio para o desenvolvimento do embrião. Passando para o grupo dos répteis, suas características principais são a pele rugosa, possuem escama ou casco para proteção, e,