Administração pública
A administração pública está ao lado do governo (e dos poderes) para servir ao povo. Há uma célebre frase que exemplifica a relação entre poderes e administração: "o governo é a cabeça; a administração pública, os membros".
Mas o que é administração pública, afinal? A expressão "administração pública" pode ser usada em dois sentidos: ela serve para designar as pessoas jurídicas e órgãos que exercem a atividade administrativa do poder público e também para designar a própria atividade administrativa dos entes políticos. A atividade administrativa é desempenhada predominantemente pelo executivo, mas cada poder tem sua administração interna, que se prevê harmônica, principalmente quando alcança preceitos constitucionais. Ela abrange as funções de prestar serviços públicos (saúde, segurança, educação, serviço postal, telecomunicações, transporte coletivo e outros); exercer a polícia administrativa (por meio de ordens, notificações, licenças, autorizações, fiscalização e aplicação de sanções diversas, como as multas); e fomentar atividades econômicas ou de caráter social desenvolvidas pela sociedade civil (por meio de concessão de auxílios financeiros ou subvenções, financiamentos, favores fiscais e outros incentivos).
A evolução da administração pública em nosso país passou por três modelos diferentes:
A administração patrimonialista;
A administração burocrática;
A administração gerencial.
Essas modalidades surgiram sucessivamente ao longo do tempo, não significando, porém, que alguma delas tenha sido definitivamente abandonada.
Na administração pública patrimonialista, própria dos estados