administração pública e privada
23/12/2010
Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.
A Administração Pública, enquanto vertente específica da ciência da Administração,preocupa-se com muitas questões comuns a esse campo do conhecimento. De fato,também o Estado se manifesta, em suas ações, através da criação e funcionamentodas organizações públicas. Estas se assemelham às organizações privadas namedida em que necessitam também da aplicação dos processos administrativos jávistos, ou seja, Planejamento, Organização, Direção e Controle.
Também nas organizações públicas encontraremos questões relativas a campos tradicionais de estudo da Administração, tais como Recursos Humanos, Finanças,Administração de Materiais, Contabilidade, Orçamento, Prestação de Serviços,Atendimento ao Público, Tecnologia de Informação, etc.
Como se verá mais adiante, existe atualmente uma tendência muito forte nasorganizações públicas no sentido das mesmas incorporarem cada vez mais no seugerenciamento diário algumas técnicas há muito empregadas nas organizações privadas, uma vez que os desafios e problemas organizacionais são, sob muitos aspectos, semelhantes.
No entanto, cabe destacar algumas características que tornam a administraçãopública diferente da administração privada, o que, por conseqüência, faz com que as formas de gestão apresentem certas especificidades que as diferenciam. O quadro a seguir apresenta alguns desses aspectos:
Forma de obtenção de recursos para o funcionamento da Organização:
Administração Pública: Receitas derivadas de Tributos(impostos, taxas e contribuições);caráter compulsório, sem uma necessária contrapartida em termos de prestação direta de serviços.
Administração Privada: Receitas advindas de pagamentosfeitos por livre e espontânea vontadepor parte dos clientes (consumidoresdos produtos e serviços).
Destinatário das ações empreendidas pela organização(interesses