Administração por objetivos (apo) ou management by objectives (mbo)
Existem vários tipos de instrumentos de apreciação em forma de listas de verificação. A escala ponderada, usada com maior freqüência, compõe-se de muitos enunciados comportamentais que representam comportamentos desejados no trabalho. Cada enunciado traz um escore ponderado. Os funcionários ganham um escorre geral do desempenho com base em comportamentos ou atributos. É comum aumentos salariais por mérito serem associados aos números de pontos.
Outro tipo se lista de verificação, a lista obrigatória, exige que o supervisor escolha um comportamento desejável e outro indesejável para cada funcionário. Os dois comportamentos têm valores quantitativos, e o funcionário, uma vez mais, recebe um escorre total, com base no qual são tomadas certas decisões profissionais.
Além dessa, existe a lista simples, composta por várias palavras ou expressões que descrevem inúmeros comportamentos ou traços do funcionário. Esses descritores costumam estar agrupados de modo a representarem diferentes aspectos de uma dimensão do comportamento, como assertividade ou habilidades interpessoais Quem classifica deve verificar todos os descritores que se aplicam ao funcionário e cada lista de verificação.
Uma das deficiências de todas as listas de verificação é a inexistência de padrões de desempenho estabelecidos. Além disso, componentes específicos de comportamentos não são tratados. Essas listas, entretanto, focalizam uma variedade de comportamentos relacionados ao trabalho e evitam parte da tendenciosidade inerente as escalas de classificação de traços.
ENSAIOS
O ensaio, como médio de apreciação, costuma ser chamado de verificação sem formulário. Aquele que avalia, descreve sob a forma narrativa, os elementos positivos do funcionário e as áreas que evidenciam necessidade de aperfeiçoamento ou melhora. Embora possa ser um método sem estrutura, costuma abordar alguns itens importantes. Essa técnica tem alguns pontos positivos, porque obriga o