Administração para empreendedores
Autor: Antônio Cesar amaru Maximiano
Editor: Perason Prentice Holl
Local: São Paulo
Ano: 2006
O empreendedor é a Pessoa que cria uma atividade econômica de risco. Há duas correntes que realçam certas característica do empreendedor: os comportamentalistas enfatizam a intuição disposição para correr riscos, as atitudes. Os economistas associam o empreendedor á inovação e desenvolvimento econômico.
Cantillon identificou o empreendedor como uma pessoa que assume riscos, já Jean Say destaca a Capacidade de o empreendedor transformar uma área de baixa produtividade em alta Produtividade, criando valor na ecnologia, materiais, e Preços.
Shumpeter enfatiza que o empreendedor não apenas identifica as formas de usar criações, mas também introduz novas formas de organização, novos produtos. O empreendedor torna obsoleto o seu próprio produto, através da destruição criativa.
Perfil do empreendedor
Idealizar e realizar coisas novas, capacidade de assumir riscos calculados, Persistência, Visão de Sucesso, Busca pela Independência. Essas são as Principais características que se encontra nos empreendedores.
Empreender traz muitos riscos, mas também muitas vantagens: ser independente, desafio contínuo de novos negócios, controle financeiro, tudo isso são benefícios que confortam a vida do empreendedor. Em oposição existem o sacrifício pessoal, sobrecarga de responsabilidade, pequena margem de erro. Tudo isso é desvantagem de empreender.
O empreendedorismo no Brasil
O Brasil apresenta alta taxa de pessoas que desejam ser empreendedoras, mas o índice de sobrevivência das empresas é extremamente baixo. A causa de tudo isso é a falta de politicas Públicas, infraestrutura, altas taxas de juros e problemas com crédito.
Para enfrentar os Problemas as empresas necessitam de lucro, e este é obtido através da qualidade no produto, que por sua vez necessita de investimento para otimizar o processo de produção e reduzir gastos, pois o