Administração Geral
O processo administrativo consiste em quatro diretrizes, que são o planejamento, organização, direção e controle. Essas funções agem de uma forma global dentro de uma empresa, atingindo pessoas, setores ou recursos fora do alcance da direção da organização. (CHIAVENATO, 2005; MAXIMIANO, 1995)
2.4.1 Planejamento
Toda a organização deve começar qualquer atividade através de um planejamento. Este consiste em um conjunto de decisões que influenciarão e afetarão diretamente o futuro da empresa.
O processo de planejamento é a ferramenta que as pessoas e as organizações usam para administrar suas relações com o futuro. É uma aplicação especifica do processo decisório. As decisões que procuram, de alguma forma, influenciar o futuro, ou que serão colocadas em prática no futuro, são decisões de planejamento. (MAXIMIANO, 2004, p. 105).
O planejamento consiste na definição de objetivos, na definição dos meios para alcançá-los, na interferência na realidade e na tomada de decisões no presente que afetam o futuro, para reduzir a incerteza. (MAXIMIANO, 2004). Existem três níveis de planejamento, são eles:
A) Planejamento estratégico
O planejamento estratégico é o mais amplo de todos e abrange a organização como um todo. Suas principais características são: projetos a longo prazo, o envolvimento da empresa em sua totalidade, incluindo todos os recursos e áreas de atividade e focado nos objetivos a nível organizacional, definição do plano pela cúpula da empresa, e todos são subordinados a ele. (CHIAVENATO, 2004).
B) Planejamento tático
Este nível de planejamento abrange cada departamento ou unidade de uma organização. Suas características, diferentemente do planejamento estratégico, são: projetos para médio prazo, envolvimento de cada departamento e a preocupação em atingir os objetivos específicos de cada área. (CHIAVENATO, 2004). “Os planos funcionais, também chamados planos administrativos, traduzem os planos