ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
5.7 – Qual é a diferença entre uma anuidade comum e uma anuidade vencida? Qual delas tem sempre um valor futuro maior para anuidades e taxas de juros idênticas? Por quê?
Resposta- As duas unidades diferem na data de seus fluxos de caixa: Os fluxos de caixa são recebidos mais cedo com a anuidade vencida do que com a anuidade comum. A anuidade vencida tem o valor futuro maior do que a anuidade comum, porque de acordo com cada fluxo de caixa pode ganhar juros por um ano a mais que outros fluxos de caixa da anuidade comum. O valor futuro de uma anuidade vencida e sempre maior que o valor futuro de uma anuidade comum que, do contrario, seria idêntica.
5.8 – Quais são as maneiras mais efetivas de calcular o valor presente de uma anuidade comum? Qual e a relação entre os fatores de juros PVIF e PVIFA dados na tabela A-2 e A-4, respectivamente?
Os cálculos de anuidades pode ser simplificados pelo uso de um método curto – uma tabela de juros para o valor presente de uma anuidade ou uma calculadora financeira. Os valores para o valor presente de uma anuidade $ 1 são dadas na tabela A-4 do apêndice. Os fatores na tabela são derivados somando – se os fatores de juros do valor presente (na tabela A-2) para o número adequado de anos na taxa dada de desconto. A fórmula para o fator de juros do valor presente para anuidade com fluxos de caixa no final do ano, que são descontadas a i% durante n períodos.
5.9 – Como os fatores de juros do valor futuro para uma anuidade comum pode ser modificados para encontrar o valor futuro de uma anuidade vencida?
Resposta – Os fluxos de caixa de uma anuidade vencida ocorrem no inicio do período. Uma simples conversão e aplicada quando desejamos usar os fatores de juros do valor futuro para uma anuidade comum na tabela A-3 com anuidades vencidas. A equação 5.17 apresenta esta conversão: FVIFA i, n (anuidade vencida) = FVIFA i, n X (1+i).
5.10 – O que é perpetuidade? Como o fator de juros do valor presente para tal