Administração Financeira
Este trabalho introduz a administração financeira, que é área da organização responsável pela gestão do fluxo de recursos financeiros, sem os quais é impossível desenvolver qualquer atividade econômica. Descrevemos os fundamentos básicos de administração financeira e contextualizamos sua visão histórica, destacando o paradigma dominante da maximização da riqueza dos acionistas como o principal objetivo das decisões empresariais. Apresentamos uma visão geral sobre o funcionamento do sistema financeiro brasileiro, suas instituições e mercados, e a respeito das principais demonstrações financeiras das empresas, sua estrutura e objetivos.
2. Objetivos
Explicar por que a maximização da riqueza dos proprietários é o principal objetivo da empresa para a administração financeira.
Identificar as atividades essenciais de um administrador.
Descrever os três ciclos que caracterizam a atividade da empresa e suas inter-relações.
Compreender a relação entre empresas, instituições e mercados financeiros.
Entender as demonstrações financeiras.
3. A administração financeira nas organizações
O desempenho de uma organização não depende apenas de um bom produto, de uma estratégia de marketing eficaz e de recursos humanos competentes e motivados. A realização dos objetivos empresariais exige a administração segura e eficiente dos recursos financeiros, o ‘sangue’ de uma organização. Quando estes deixam de circular com a liquidez necessária, a organização enfrenta muitas dificuldades, por melhores que sejam seus produtos, seus funcionários e sua ligação com os clientes.
Toda empresa deve gerir de maneira eficaz e eficiente os recursos para que sua situação financeira permaneça sólida de forma a alcançar objetivos estratégicos.
3.1 Fundamentos da administração financeira
A administração financeira compreende o conjunto de atividades relacionadas com a gestão do fluxo de