Administração Financeira
Antes de conhecermos as funções dos administradores financeiros é necessário saber o que é uma empresa, pois é neste meio que esses profissionais estão inseridos, segundo o código civil brasileiro (Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002), são pessoas jurídicas de direito privado as associações, sociedades e as fundações.
Começa a existência legal das pessoas jurídicas com a inscrição do ato constitutivo, que é um registro que declarará: A denominação, os fins, a sede, o tempo de duração; O nome e a individualização dos fundadores ou instituidores, e dos diretores; Entre outros.
A empresa é responsável pelos atos de seus administradores exercidos dentro de seus limites de poderes. Em caso de abuso de poderes, este abuso que é caracterizado como desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial, o juiz pode decidir que as consequências de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios da empresa. Entendendo o que é uma empresa podemos agora responder a principal questão do trabalho, quais as funções de um gestor da área financeira? Esse profissional é um dos principais responsáveis pela saúde da empresa. O administrador financeiro é um profissional que cuida das finanças de uma empresa, ou seja, tem que honrar os compromissos nas datas dos vencimentos, captando recursos quando é preciso a um custo mais