Administração financeira
FLORIANÓPOLIS, 15 OUTUBRO DE 2011.
ALGUNS CRITÉRIOS ALTERNATIVOS DE INVESTIMENTO
Para que possamos estudar alguns critérios de investimento alternativo, é importante deixar como padrão de referência o método VPL (Valor Presente Líquido), pois ao analisar um investimento, este método utiliza três atributos: utiliza fluxo de caixa, usa todos os fluxos de caixa do projeto e desconta os fluxos de caixa corretamente. Sempre que o VPL for positivo, significa que o investimento é viável.
A partir disso, é importante examinar três alternativas: o período payback, taxa contábil de retorno e a taxa interna de retorno.
CRITÉRIO DO PERÍODO DE PAYBACK
Período de payback avalia quanto tempo um investidor leva para recuperar seu capital investido e se obteve algum lucro.
O critério do período de payback, na tomada de decisões de investimento, é simples. Seleciona-se certo período de corte, digamos, de dois anos. Todos os projetos que tiverem períodos de payback de dois anos ou menos serão aceitos, e todos os que proporcionarem recuperação do investimento em mais de dois anos – se é que isso chega a acontecer – serão rejeitados.
Porém, existem pelo menos três problemas com esse método que não acontecem no método VPL:
- Distribuição dos fluxos de caixa dentro do período de payback: não desconta os fluxos de caixa corretamente;
- Pagamentos após o período de payback: ignora todos os fluxos de caixa que ocorrem após o momento de recuperação do investimento;
- Padrão arbitrário de período de payback: não existe diretriz equivalente para a escolha do período de payback, de modo que a escolha é até certo ponto, arbitrária.
Este método normalmente é mais utilizado por empresas grandes e sofisticadas para pequenos investimentos, pois a margem de erro para grandes investimentos é muito grande.
RETORNO CONTÁBIL MÉDIO (RCM)
Outro enfoque atraente e fundamentalmente falho à tomada de decisões