Administração Financeira
PROF. DR. RÉGIS FAÇANHA DANTAS
NOTA DE AULA 1
Assunto: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Objetivo: Uma vez tento o aluno cursado a disciplina de introdução à economia, esta aula tenta capturar da memória do aluno as principais contribuições teóricas da economia que irão servir de embasamento para este curso.
1. Estrutura da Análise Macroeconômica - Mercados
ECONOMIA MERCADOS VARIÁVEIS
DETERMINADAS
PARTE REAL Mercado de Bens e Serviços Produto nacional
Nível geral de preços Mercado de Trabalho Nível de Emprego
Salários nominais
PARTE MONETÁRIA Mercado Financeiro(monetário e títulos) Taxa de Juros
Estoque de Moeda Mercado de Divisas Taxa de Cãmbio
Ao tentar responder como tem se comportado o Mercado de bens e Serviços, efetua-se uma agregação de todos os bens produzidos pela economia durante certo período de tempo e define-se o chamado Produto Nacional(Ex.:PNB). Esse produto representa a agregação de todos os bens produzidos pela economia. Seu preço, que representa uma média de todos os preços, é chamado Nível Geral de Preços. De maneira semelhante, o Mercado de Trabalho representa uma agregação de todos os tipos de trabalhos existentes na economia. Nesse mercado, determina-se a taxa salarial e o nível de emprego.
O Mercado Monetário, a análise será desenvolvida em uma economia cujas trocas são efetuadas utilizando-se sempre um elemento comum, a moeda. Se para todas as trocas se utiliza a moeda, é intuitivo que ela tenha importância na determinação do preço e produto da economia. Assim, temos os Mercados Financeiros, com a moeda e títulos.
Finalmente, um país realiza uma série de transações com o resto do mundo, que se constituem de mercadorias, serviços e transações financeiras. Para torná-las viáveis, os preços dos diferentes países precisam ser comparados e sua moeda deve ser convertida na moeda dos outros. A taxa de câmbio permite calcular a relação de troca, ou seja, o preço