Administração Financeira
I) As decisões financeiras de longo prazo são aquelas pertinentes aos investimentos, e financiamentos e resultados, com prazos inferiores a um ano.
II) As instituições financeiras, por sua vez, desempenham papel relevante na economia porque como os recursos financeiros não estão distribuídos de maneira uniforme entre os agentes econômicos, há necessidade da intermediação financeira, captando os excedentes dos agentes superavitários e alocando-os aos agentes deficitários.
III) O conhecimento das leis das Sociedades Civis permite ao gestor financeiro adequar os fluxos financeiros às exigências gerenciais, evitando multas e suspensões. A carga tributária no Brasil é baixa, e uma boa gestão tributária possibilita grandes economias para as empresas, dentro da ilegalidade.
IV) O administrador financeiro tem responsabilidade sobre o nível de endividamento, não apenas para honrar os compromissos financeiros junto a credores, mas principalmente para garantir a solvência e a continuidade das atividades da empresa.
V) O objetivo da administração financeira é maximizar a riqueza dos acionistas. Para isso ela busca uma integração perfeita de três decisões estratégicas: de aplicação, de financiamento e de escala.
A) I, III e V 2) Os métodos analíticos empregados em análise de investimentos são:
E) Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Tempo de Retorno Descontado (Discounted Payback).
3) Assinale a alternativa incorreta:
I) O campo de abrangência das finanças é amplo, incluindo o processo financeiro, o mercado financeiro, o mercado de capitais, os instrumentos financeiros, as finanças pessoais, governamentais e corporativas.
II) A existência da intermediação financeira pressupõe que o sistema econômico tenha superado o estágio primitivo das trocas diretas em espécie, onde em uma economia em que as trocas se estabelecem por meio de escambo, não há possibilidade de formação de mercados monetários e de