ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORCAMENTÁRIA
Introdução:
A contabilidade e o planejamento de uma empresa tem como principal fundamento a elaboração de informações para auxiliar os administradores na tomada de decisão, como esta explicito na apostila, orientando o empreendedor a atitudes que são vitais ao funcionamento e a lucratividade de uma empresa, por isso é imprescindível a qualidade destas informações. As alterações na Lei n.11.638 (Lei das Sociedades Anônimas) de 28 de dezembro de 2007 traz aobrigatoriedade da elaboração da Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) que é objeto desta pesquisa. A DFC é considerada uma ferramenta essencial na análise e controle financeiro e agora uma demonstração obrigatória para as Sociedades Anônimas juntamente com os demais relatórios exigidos pela lei.Mesmo as Micro e Pequenas Empresas (MPE’s) não tendo a obrigatoriedade de elaborar a DFC, a sua aplicação torna-se fundamental, pois é uma ferramenta que possibilita a identificação das entradas e saídas de moeda corrente bem como a visão antecipada do que pode ocorrer no caixa em determinado período de tempo.
Conceitos:
Fluxo de Caixa:
Manter um controle financeiro é essencial para a sobrevivência da empresa,bem como a sua evolução e permanência no mercado. O fluxo de caixa surge como uma ferramenta peculiar, pois possibilita ao administrador planejar, controlar e analisar as receitas, despesas e investimentos em determinado período de tempo. Essa visão pode ser ainda antecipada através da projeção do fluxo de caixa, o qual será abordado no decorrer do estudo. Para Neto (2009), o fluxo de caixa é uma ferramenta prática de fácil elaboração e entendimento que demonstra as operações financeiras que serão realizadas pela empresa, facilitando a tomada de decisão.
A importância para a empresa da aplicabilidade do fluxo de caixa: O fluxo de caixa visa proporcionar para as organizações segurança e agilidade em suas rotinas financeiras, já que é uma ferramenta que