Administração financeira/orçamentária
Ao iniciarmos o estudo da análise financeira dos demonstrativos contábeis das empresas, nos deparamos novamente com a diferença existente entre o campo de atuação da Contabilidade e o da Administração Financeira.
A Contabilidade tem como função a organização dos dados financeiros provenientes de diversas atividades da empresa, transformando-os em demonstrativos contábeis. A preocupação do administrador financeiro é transformar os dados contidos nesses demonstrativos, em informações que lhe permitam diagnosticar a situação econômica e financeira da empresa, assunto que estudaremos mais adiante.
Para que possamos iniciar esse tipo de análise, precisamos inicialmente conhecer a estrutura e as características de cada conta dos principais demonstrativos contábeis.
As demonstrações contábeis podem ser classificadas de várias formas, porém para o que pretendemos, será mais conveniente separá-las em dois grupos:
• Demonstrações gerenciais para uso interno; (Contabilidade-Gerencial).
É o processo de identificação, mensuração, análise, preparação e interpretação das informações financeiras usadas pela administração para planejar, avaliar e controlar dentro de uma empresa o uso apropriado e responsável de seus recursos.
Ex:
• Entradas e saídas de caixa e bancos;
• Entrada e baixas de estoques;
• Movimento de diversas contas patrimoniais;
• Vendas por linha de produto, filial etc.
• Demonstrações contábeis para divulgação externa. (Contabilidade-Financeira)
Esta demonstração é regulamentada pela legislação comercial e fiscal, havendo também normas específicas, como as da Comissão de valores Mobiliários, para as companhias abertas, do Banco Central do Brasil para as instituições financeiras. Lei nº. 6.404 de 15/12/76 (art.176 e seguintes).
Uma empresa elabora inúmeros demonstrativos contábeis, que contém uma valiosa fonte de informação sobre a situação e o desempenho global da empresa, essas