Administração, Escolas administrativas, Av1
A administração surge da necessidade do ser humano se organizar em grupos para produzir condições materiais que lhe garanta a vida. É o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização. É o processo de tomar decisões sobre objetivos e recursos.
Contribuição da filosofia:
• Sócrates: reconhece a administração como uma habilidade pessoal. Platão, seu discípulo, expõe seu ponto de vista sobre a forma democrática de governo e de administração dos negócios públicos. Preocupa-se profundamente com os problemas políticos e sociais inerente ao desenvolvimento social e cultural do povo grego.
• Aristóteles: discípulo de Platão, escreveu um livro "Política: as 3 formas de administração pública"; monarquia (governo de um só), aristocracia (governo de elite) e democracia (governo do povo).
• Francis Bacon: fundador da lógica moderna (métodos experimental e indutivo)
• Thomas Hobbes: defendeu a ideia do governo absoluto em função de sua visão pessimista da humanidade (na ausência do governo, os seres humanos tentem a viver em guerra permanente...em conflito permanente... pela sobrevivência)
• René Descartes: livro "O discurso do método"
• Jean-Jaques Rosseau: desenvolveu a teoria do contrato social (acordo entre os membros)
• Karl Marx e Friedrich Engels: propõem uma teoria da origem econômica do estado; todos os fenômenos históricos são produtos das relações econômicas entre os homens.
Organizações militares:
Princípio da unidade de comando: cada subordinado só pode ter um superior a quem relatar. Escala hierárquica: escala de níveis de comando de acordo com o grau de autoridade e responsabilidade correspondente. O princípio da direção: todo soldado deve saber o que se espera dele e o que ele deve fazer.
Revolução industrial (1776 - Inglaterra)
Com a invenção da máquina a vapor, em 1776 por James Watt, houve profundas mudanças na estrutura social e comercial da época.