Administração em Foco
FACULDADE EVANGELICA DE GOIANÉSIA
Daniel Silva Guimarães
“Do Contrato Social”
(JEAN – JACQUES ROUSSEAU)
Trabalho apresentado como requisitos parciais de avaliação da disciplina de Instituições do Direito Público e Privado no 1° Período do Curso de Administração da Faculdade Evangélica de Goianésia.
Professor: Bismarck Bernardo e Sá Junior
GOIANÉSIA/GO
11/2012
DANIEL SILVA GUIMARAES
Resenha do livro, DO CONTRATO SOCIAL, de JEAN-JACQUES ROUSSEAU. Goianésia, 2012. Realizada como critério parcial de avaliação da disciplina de Instituição do Direito Público e Privado, ministrada pelo Professor Bismarck Bernardo.
FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA
GRADUANDO EM ADMINSTRAÇÃO – 1° PERÍODO
GOIANÉSIA, Novembro de 2012.
ROUSSEAU, Jean-Jacques: Do contrato Social. 2ª Edição, CL EDIJUR – Leme/SP – Edição 2010. 154 p.
Jean-Jacques Rousseau nasceu em Genebra, na Suíça, em 28 de junho de 1712. Foi um dos mais considerados pensador iluminista europeu do século XVIII, acompanhado de Voltaire e Montesquieu.
Além da obra analisada, Rousseau também publicou várias obras, dentre elas, uma marcante, Discurso Sobre as Ciências e as Artes (1749), que concedeu- lhe um prêmio, com a entrega de uma medalha de ouro. E no segmento da política, seu livro mais importante é o Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade Entre os Homens, ¹“onde relatou a situação do homem no estado de natureza e aponta que ele tende a fazer parte da sociedade”.
Rousseau propõe em sua obra que, as pessoas estabeleçam um contrato social visando harmonizar e garantir a liberdade do homem diante do Estado, baseando se em várias experiências políticas, e divide sua obra em quatro livros.
O assunto do primeiro livro trata-se de como o “homem nasce livre, mas em toda